Pensamento da Semana:

"Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo".
John Wesley

IEQ

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

Evangelho Quadrangular

Que é o Evangelho Quadrangular?
É o evangelho, ou religião, ou a doutrina que nos dá preceitos espirituais e conhecimento verdadeiro de nosso glorioso Senhor, a mais formosa mensagem do mundo, apresentando algo de excepcional e que vem satisfazer aos mais altos anseios do homem, quer física ou espiritualmente, quer no presente ou no porvir ou seja para esta vida e para a eternidade.
Dizemos mais formosa, não em construções e outras apresentações exteriores, apesar de termos pelo mundo inteiro templos belíssimos, mas é formosa nos seus preceitos espirituais e na clara visão que nos dá de nosso glorioso Senhor.
Beleza. Em religião há beleza? Certamente tudo depende de nossa visão e da posição, quer estejamos exteriormente contemplando, quer olhando interiormente. Um daltônico tem conhecimento da existência das cores, porém confunde-as. Uma pessoa que não é espiritual jamais compreenderá as coisas espirituais. I Cor. 2:14-15; Prov.28:5.
O glorioso Evangelho Quadrangular é tão sólido quanto a Rocha sobre a qual está fundado. Permanece firme nos quatro ângulos, sólido, forte, inabalável; e quando o céu e a terra tiverem passado, ele ainda estará de pé. Por que? Porque é uma mensagem verdadeira de Jesus Cristo que é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Heb.13:8.

O nome Evangelho Quadrangular veio por inspiração à Aimee Semple Mcpherson, quando pregava em Oklahoma, Califórnia sobre o Querubim de Quatro Faces. Ez.1.
Aimee depois da revelação testemunhou:
“Estudando a Palavra de Deus desde esse dia em que aprendera que o termo Quadrangular é inteiramente Escritural, e que é tecido através de todas as faces do Velho Testamento. Como à revelação segue a revelação, parece como se a mesma vida fosse curta demais para expressar a plenitude quadrada de tudo isso.”
O Evangelho Quadrangular está descrito em todas as Bíblias , desde os primeiros livros. Ele está prefigurada nas áreas nas cores do Tabernáculo, cujo modelo e planta recebeu Moisés do Senhor.
* Altar quadrando para ofertas de sacrifício. Ex 27:1.
* No castiçal. Ex 25:31.
* Altar de queimar incenso. Ex 30:34.
Referência: sobre cores do Evangelho Quadrangular.
* Ex 25:4; 28:5; Num 4:13; II Cr. 2,7:3, 14; Is 1:18.

A BANDEIRA

Foi projetada por Aimee Semple Mcpherson com auxílio de um desenhista. Em 1930, Aimee sentiu necessidade de um estandarte que representasse a plenitude do Evangelho Quadrangular. Durante os primeiros seis meses deste ano ela costurou a primeira bandeira quadrangular. A primeira fotografia desta bandeira apareceu no Bridal Call Foursquare em julho de 1931.
A Bíblia tem muito a dizer sobre bandeiras. Elas são chamadas “estandartes”, nas Escrituras. O salmista entusiasmou-se porque Deus dá a seu povo uma bandeira: “deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, pela causa da verdade.” Sl.60:4. Além disso, os crentes podem acenar triunfantes com a bandeira da fé: “Celebraremos com júbilo a tua vitória, e em nome de nosso Deus hastearemos pendões.” Sl.20:5. De fato, um dos nomes compostos de Deus inclui a palavra bandeira: Jeová-Nissi, que significa literalmente “O SENHOR É MINHA BANDEIRA,” Ex. 17:15.
A bandeira quadrangular pode certamente levar-nos a proclamar: “O Senhor é a nossa bandeira”, pois a bandeira simboliza para nós o ministério do Senhor Jesus Cristo.
A Irmã Mcpherson, estudou cuidadosamente o Antigo Testamento antes de desenhar a bandeira. Ela queria que cada aspecto da mesma tivesse um precedente bíblico:

A CRUZ
Símbolo de nossa salvação, o ponto alto do evangelho – A redenção do pecado.

A BÍBLIA ABERTA
Esta fé e experiência apoiam-se sobre a Palavra inspirada de Deus. A doutrina quadrangular está baseada na Bíblia, e não é invenção humana. Não aceitamos nada que esteja fora da inspiração sagrada da Bíblia. Não acrescentamos, nem tiramos, nem mudamos, o conteúdo da Bíblia.

O QUADRADO COM O QUATRO
O quatro lembra os ministérios de Jesus: Salvador, Aquele que batiza, Aquele que cura, e Rei vindouro.
Enquanto o quadrado indica que jamais ousaremos facilitar as coisas ao proclamar e experimentar este Evangelho completo de Jesus Cristo. Se cortarmos um dos cantos do quadrado estaremos negando um dos ensinamentos de Jesus.
Quadrangular significa completo, que não falta nada. Quatro doutrinas.

AS CORES
As cores da bandeira são quatro das cores do peitoral do sumo sacerdote da antiga Israel (Ex.28:15). Essas cores também predominavam nas cortinas do tabernáculo.
O vermelho tipifica o sangue de Jesus, derramado para salvar os pecadores. O ouro representa o fogo do Espírito Santo. O azul simboliza a saúde celestial ministrada aos corpos doentes por Jesus, o Médico Divino. O púrpura ou roxo indica realeza do Rei Vindouro.

AS FRANJAS
Nos falam dos mandamentos do Senhor e de nossa obediência à Palavra de Deus.
Os israelitas, devido a uma ordenação de Deus usavam as franjas nas extremidades de suas vestes. O propósito era ajudá-los a lembrar e cumprir os mandamentos de Deus ao olharem para ela (Num. 15:38-40). Mateus 28:19-20; Mateus 7:21-27.

O CORDÃO AZUL
O cordão também era usado pelos israelitas, amarrado na cintura, com o mesmo propósito das franjas, lembrando dos mandamentos de Deus, não esquecendo os seus estatutos. Veja: Num.15:38 (Scofield, note).
As medidas oficiais da bandeira da IEQ são 0,90 m x 1,30m.


O HINO OFICIAL DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR
O Hino foi composição de Aimee Semple Mcpherson.

I.
Eia, crentes, avançai
Nada de temer,
Vamos firmes batalhar,
Prontos para vencer.
Vai conosco o General,
Nosso bom Jesus.
Ele nos dará vitória pela Cruz!

Côro
Avante, pois, e sem parar,
O Evangelho anunciai,
O Evangelho Quadrangular
De Deus o nosso eterno Pai;
Pois CRISTO SALVA o pecador
Para que seja um bom cristão
CURA também a sua dor,
Qualquer doença e aflição;
COM SEU PODER QUER BATIZAR
DO CÉU VIRÁ para nos levar,
E com Ele nós havemos sempre de reinar!
II.
Vamos templos levantar
Por todo o Brasil
A pregar, sem descansar
Nosso Rei gentil!
Vamos missionários ser
Todos, todos nós
Transmitindo com prazer,
De Deus a voz!


Pequena Biografia de Aimee Semple Mcpherson
(1890 - 1944 )

Fundadora da Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular. Nasceu na cidade de Ingersoll, Ontário – Canadá, em 09 de outubro de 1890.
Sendo viúva de Robert Semple, casou-se com Harold MacPherson, com quem teve um filho.
Como evangelista, iniciou uma maratona de campanhas em diversas cidades dos Estados Unidos. Durante um culto na cidade de Oakland, em 1922, no qual discorria sobre o texto encontrado em Ezequiel 1:4-10, recebeu a visão do evangelho quadrangular, termo posteriormente adotado como nome da Igreja, fundada por ela em janeiro de 1923, com a inauguração do Ângelus Temple, em Los Angeles, no Estado da Califórnia. Essa mulher movida pelo Espírito Santo, tve essa revelação.

Essa interpretação nos fez conhecer o ministério quádruplo de Cristo, como Aquele que salva, batiza com o Espírito Santo, cura e voltará. Assim Aimeé Semple MacPherson fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangualr (International Church of the Foursquare Gospel) em Los Angeles, Califórnia, contribuindo para a libertação de milhares de cativos em todo o mundo Sua pregação enérgica e desafiadora instigava os ouvintes em todas as nações a testemunharem o poder do Deus vivo.
Aimeé ainda elaborou a Declaração de Fé, que é a base doutrinária da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Após uma vida repleta de milagres e com um número incontável de almas salvas através de sua pregação, ela faleceu, em setembro de 1944, ficando a presidência da Igreja com seu filho Rolf McPherson. Atualmente, o comando está a cargo do Reverendo Jack Hayford.
Sua frase célebre era: “O sol não se porá sobre a Bandeira Quadrangular”


RESUMO DA BIOGRAFIA DE AIMEE

Nascimento - 09 de outubro de 1890.
Aos 17 anos - conversão e chamado.
Aos 18 anos - casamento e ministério (1908).
Aos 25.28 anos – as primeiras campanhas 1915-1918).
Aos 28/33 anos – viagens transcontinentais (1918-1923).
Aos 33/44 anos – em 1922: compra de terreno e início da construção do
Angelus Temple.
- Em 01.01.1923: Inauguração do Templo.
- Em 06.02.1923: Os primeiros alunos. Após um ano quinhentas pessoas estudavam a Bíblia.
- Em 18.02.1923: Sala de Oração.
- Em 06.02.1924: Rádio KFSG a primeira nos Estados Unidos que pertencia a uma igreja, e a terceira emissora em Los Angeles, funcionava 24 horas por dia.
- Em 1926: L.I.F.E. Bible e College
The Lighthouse of International Foursquare Evangelism ( A Casa da Luz do Evangelho Quadrangular Internacional). Nos primeiros cinco anos, uma média de mil alunos.
Suas Obras: Entre outras citamos, A Revista “Bridal Cal” ou “Convite para as Bodas”, hoje “Revista Quadrangular”. E o Boletim mensal “Voz” da organização.
Escreveu três livros: “This is that”, “Ao serviço do Rei”, “Dê-me meu verdadeiro Deus”, também escreveu obras menores sobre as doutrinas cardinais da fé.
Compôs três peças natalinas infantis: “The little match girl”, “A doce cidade” e “A estrada para Belém”.
- Em 27.09.1944: Em plena campanha, na cidade de Okland, terminou seu ministério com 54 anos, seu filho Rolf Kennedy Mcpherson


Pequena Biografia de Harold Edwin Willians (IEQ no Brasil)

No dia 27 de novembro de 1913, nascia na cidade de Hollywood , Estados Unidos, uma criança que Deus usaria mais tarde, como pregador do evangelho na América do Sul. Harold Edwim Willians.
O Jovem Harold Edwin Willians, através da poderosa palavra missionária de Aimeé, foi tocado a trazer esse evangelho à América do Sul. Então em agosto de 1945, Harold e Mary Willians, casados há seis anos, deixaram Los Angeles rumo a América Latina; foi esse missionário americano que veio ao Brasil, enviado pelo Departamento de Missões da Igreja Internacional. Formou-se no Life Bible College em junho de 1942. Assumiu seu primeiro pastorado naquele mesmo ano em Arkansas, na igreja de Litte Rock. Foi nomeado pelo gabinete de missões para Bolívia no ano de 19456, e, em julho de 1946 para o Brasil
Atravessaram países como Jamaica, Colômbia, Equador e Peru. Quando chegaram à Bolívia, seu desejo missionário foi renovado através da amizade com o peruano Jesus Hemílio Vasquez, que já residia no país. Em 30 de junho de 1946, as duas famílias deixaram a Bolívia para propagarem o Evangelho Quadrangular no Brasil. Atravessaram a Amazônia passando por Manaus, Porto Velho e Belém, de onde partiram para o Rio de Janeiro, parando em diversos portos em São Luis, Fortaleza, Recife e Salvador. Em 20 de agosto de 1946 chegaram a capital carioca, seguindo para o litoral paulista depois de três dias. Aportaram em Santos depois de enfrentarem muitas adversidades durante a viagem. A peregrinação pela costa brasileira findou em 5 de setembro de 1946, quando embarcaram em um trem com destino à Minas Gerais, para , finalmente, se estabelecerem na cidade de Poços de Caldas enquanto aprendia a língua e os costumes do povo brasileiro, ensinava inglês. Em agosto de 1949, chegava a São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo, onde iniciou o ministério em um salão alugado; porém em 15 de novembro de 1951 foi adquirido o terreno para a construção do templo.
Nos anos de 1953 e 1954, liderou, juntamente com o missionário Raymond Boatright, um dos maiores movimentos de avivamento que o Brasil já viu, denominado Cruzada Nacional de Evangelização, o qual se iniciou na cidade de São Paulo, espalhando-se depois por todo o território nacional. O movimento utilizava tendas para a realização de suas reuniões, dava ênfase a Cura Divina e difundia o lema “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Heb 13:8. Esse movimento atraiu pessoas de todos os cantos do país. Centenas se converteram e foram curados. Em 1962 o Reverendo Harold E. Willians retornou para EUA; e veio para ficar no lugar de Harold no Brasil George Russel Faulkner um americano servo do Senhor. A Igreja do Evangelho Quadrangular continuou crescendo, multiplicando e frutificando sobre a liderança nacional de homens de Deus até hoje tem crescido na liderança e na administração do Reverendo Mário de Oliveira.


As Quatro Doutrinas da IEQ


A IEQ tem sua base doutrinária fundamentada na visão das quatro faces do livro de Ezequiel 1:4-10, a partir do qual Aimeé Semple McPherson firmou a Igreja.
Essas quatro faces fazem parte dessa visão. Cada uma delas simboliza um dos fundamentos doutrinários, bem como um dos benefícios dados por Jesus, aos homens, na cruz do calvário. Para melhor compreensão vamos entender o significado da palavra doutrina e no que os quadrangulares crêem como base doutrinária.
Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político ou filosófico.
• Rosto do Homem, primeiro rosto que Ezequiel viu, simboliza Jesus Cristo o Salvador e o evangelho que apresenta Jesus como filho do homem o Salvador do mundo, é o evangelho de Lucas. O versículo bíblico dessa doutrina que fala de Jesus como Salvador é Lucas 19:10. O Símbolo dessa doutrina é a Cruz, que é o símbolo da nossa Salvação e do cristianismo. A cor é vermelho escarlate, pois tipifica o sangue de Jesus.
• Rosto de Leão, foi o segundo rosto que Ezequiel viu, simboliza Jesus Cristo o batizador com o Espírito Santo, é o evangelho de João que apresenta Jesus como filho de Deus batizador com o Espírito Santo. O versículo bíblico dessa doutrina que fala de Jesus com Batizador é João 1:34, O símbolo dessa doutrina é a Pomba que é o símbolo de pureza, mansidão, limpeza sem pecados. A cor é amarelo, ouro, pois tipifica luz, vida, poder, glória de Deus.
• Rosto de Boi, foi o terceiro rosto que Ezequiel viu, simboliza Jesus Cristo como o médico divino, é o evangelho de Marcos, que apresenta Jesus Cristo como servo de Deus o Médico Divino e o versículo que fala sobre essa visão de Jesus é Marcos 10:45.O símbolo dessa doutrina é o cálice, pois simboliza o sofrimento de Cristo, de beber nosso sofrimento. A cor é azul celeste, pois tipifica a cor do céu de onde vem a Cura Divina.
• Rosto da Águia, foi o quarto rosto que Ezequiel viu, simboliza Jesus Cristo o Rei que há de vir, é o evangelho de Mateus, que apresenta Jesus como o Rei que voltará o futuro rei, o versículo que fala sobre essa visão de Jesus como rei é Mateus 27:11. O símbolo dessa doutrina é a coroa, pois é símbolo de realeza, dignidade, sabedoria. A cor é púrpura, roxo, que é símbolo de realeza, nobreza, domínio, justiça e riqueza.