Pensamento da Semana:

"Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo".
John Wesley

sábado, 2 de outubro de 2010

EDITORIAL: O VERDADEIRO SENTIDO DO "DIA DAS CRIANÇAS"

Poucos sabem mas, o Dia das Crianças no Brasil foi criado por um político, na década de 1920. O Deputado Federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças. Os deputados aprovaram a idéia e o dia 12 de outubro foi oficializado como "Dia da Criança" pelo presidente Arthur Bernardes, através do Decreto nº4.867, de 5 de novembro de 1924.
Desde então, os fabricantes de brinquedos, o comércio, a mídia e diversos outros setores tem explorado essa data, onde se vêem ano após ano uma corrida frenética das pessoas às lojas de brinquedos para comprar os melhores presentes para seus filhos, sobrinhos, netos, ou até mesmo filhos de amigos.
Eu mesmo já comprei os presentes da minha filha e confesso que gastei uma pequena fortuna para comprar os brinquedos que ela mesmo me disse que queria ganhar. Até aí tudo bem. Não vejo mal algum em se presentear uma criança com brinquedos, desde que se tenha condições para isso. 
O que não devemos esquecer é que as nossas crianças não precisam ser lembradas apenas no mês das crianças e apenas uma vez por ano. Elas não precisam só de brinquedos, presentes ou alguns mimos que fazemos pra elas nesse período.
Elas precisam de atenção (dos pais principalmente), de carinho, de cuidado, de proteção, de educação, de companheirismo, de instrução, de correção e acima de tudo de muito amor.
Não podemos de forma alguma negligenciar as necessidades de nossas crianças, sejam elas de ordem material, sentimental ou espiritual, e no Dia das Crianças sermos hipócritas, comprando um brinquedo em uma loja qualquer para dar a uma criança e depois dizer que estamos fazendo o melhor para elas.
As nossas crianças tem sido vítimas de todo o tipo de violência (fisíca, mental e espiritual) e não é um brinquedo ou um presentinho que irá resolver os problemas e traumas que a nossa infância tem sofrido diariamente.
Gostaria que todos nós aproveitássemos essa data para refletirmos o que realmente é importante para as nossas crianças. O que realmente elas necessitam. O que realmente elas gostariam de ganhar. Talvez um abraço mais caloroso e humano, ou um minuto a mais de sua atenção. Talvez o que elas queiram além dos brinquedos é claro (seria uma hipocrisia da minha parte se eu dissesse que uma criança não gosta de ganhar brinquedo), seja um mundo melhor pra todas elas, onde elas possam crescer em segurança, ter seus direitos garantidos, preservados e respeitados por todos.
Vamos pensar nisso antes de entregarmos os nossos presentes para elas no dia 12. Vamos nos comprometer a fazer o melhor para elas. O futuro delas depende do "presente" que estamos lhes proporcionando hoje!
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS A TODOS!

Nenhum comentário: